19.11.08

posta mirandesa


CDS apresenta alternativa ao modelo de avaliação de professores até ao final do ano.


Acabadinho de chegar de Marte. Paulo Portas só agora se deu conta de que o país anda a tratar deste problema? As soluções que vai apresentar em Dezembro são, aliás, muito mais abrangentes: elas incluem, além de um modelo de avaliação dos professores, milagres também para os manuais escolares, os programas e os currículos. É uma grande tentação: inventamos agora aqui de repente qualquer coisa que amaine a tempestade, qualquer coisa tirada do chapéu à última da hora, "algo" que satisfaça o meu desejo, "Ambrósio" (como no Ferrero-Rocher). Mas, contudo, "algo" que não foi descoberto quando Portas era o número dois do governo da nação.
Portas diz que vai propor "algo" inspirado no modelo do ensino particular e cooperativo, que já foi aceite pelos sindicatos. Mas o ME já perguntou inúmeras vezes aos sindicatos por que razão negociaram um modelo para o ensino particular e cooperativo que incorpora vários princípios que agora contestam neste modelo. Será isso verdade? Será que os sindicatos não aceitam mesmo para a escola pública o que aceitam para a privada e cooperativa? Isso não seria muito difícil de compreender. Porquê? Pela mesma razão pela qual é tão fácil fazer greves no sector público e no sector privado é mais difícil.
Temo que isto seja fast-food. Mas até gostaria de estar enganado. Porque preferia uma posta mirandesa. Mas, de qualquer modo, sempre é mais imaginativo do que o PSD de MFL, que passa qualquer crise apenas a dizer tontices. Paulo Portas viu uma coisa que, se é verdade em economia, também o pode ser na política: comprar acções é na baixa. Ei-lo, a comprar as acções em baixa de Manuela.