18.11.08

cabecinhas negociadoras

(É favor clicar nesta foto...)

Imagem do filme Scanners, de David Cronenberg (1981)


Notícia: Oposição pede suspensão "imediata" da avaliação dos professores. Jornal Público acrescenta. "Mário Nogueira de acordo".


Há oposição que nunca esteve no governo. Naturalmente, como tem mostrado ao longo dos anos, essa oposição não se interessa nada por uma pequena coisa chamada governabilidade e que significa mais ou menos isto: como é que o país arranja maneira de ser viável e nós arranjamos maneira de deixar às gerações seguintes algo mais (e não menos) do que aquilo que herdámos.
Há outra oposição que já esteve no governo e que, como não fez o que era necessário para as coisas mudarem, também não quer que este governo faça. E, mesmo assim, quer ganhar alguma coisa com a confusão: se não pelas suas próprias propostas, pelas dificuldades que enfrentam as propostas dos outros. O PSD, por exemplo, recuou sempre que se tratava de fazer alguma reforma séria na administração. Porque só faz "reformas estruturais" se não tiverem de pagar por elas.
Essas duas classes de oposição juntam-se "para parar tudo". Sabedoras de que, se esta crise acabar no enterro desta tentativa, vai acabar no enterro por muitos anos de qualquer avaliação e de qualquer modelo. A oposição não sabe o que fazer para sair da crise. Espero que o ME não esteja de cabeça tão perdida como a oposição. Espero que o ME não cometa nenhum dos seguintes erros: parar tudo ou desvirtuar tudo, pensando que assim se salva (e não salva); fazer de conta que "no pasa nada"(porque passa).