10.11.08

choque de gestão


Mariano Gago diz que maus gestores nas Universidades serão substituídos.


Há de certeza maus gestores nas universidades. Como em todo o lado. E onde estão maus gestores têm de passar a estar bons gestores. Especialmente onde se gastam dinheiros públicos.
Mas é preciso saber reconhecer que há muitos profissionais nas universidades que gastam parte significativa do seu tempo a responder às inúmeras burocracias associadas a qualquer tentativa de fazer alguma coisa para além dos mínimos. Os inovadores, os que querem fazer mais, os que querem sair da rotina, os que querem estar a par do melhor a nível internacional - esses são os que pagam cara a ousadia. Porque têm de fazer o trabalho científico, e o organizativo, e o financeiro, e... o de secretária, o de carregador de móveis, o de limpa vidros, ... Tudo coisas em que não têm que pensar os que apenas se deixam embalar pela rotina, à espera que quem venha depois feche a porta.
E que tal, para lá do "choque tecnológico", um "choque de gestão"? Quer dizer: dar condições ao ensino superior para modernizar a sua gestão, não à custa de "tempo de cientista" desperdiçado a gerir, mas com gestores pagos para serem gestores.