22.6.09

Prémio Lemniscata



O blog O Valor das Ideias atribuiu ao Machina Speculatrix o Prémio Lemniscata (aqui).
«O selo deste prémio foi criado a pensar nos blogs que demonstram talento, seja nas artes, nas letras, nas ciências, na poesia ou em qualquer outra área e que, com isso, enriquecem a blogosfera e a vida dos seus leitores.»
Dada esta explicação do prémio, qualquer um fica, num primeiro momento, vaidoso pela escolha - especialmente quando a escolha provém de um blogue como O Valor das Ideias, que está longe da superficialidade que tantas vezes praticamos na blogosfera. Contudo, num segundo momento, pensamos como é preciso ser mineiro de minas profundas para descobrir pepitas de talento naquilo que fazemos. Dá vontade de voltar a ler o que fizemos antes para tentar descobrir as razões dessa escolha. E, finalmente, num terceiro momento, esquecemos essas preocupações e ficamos simplesmente satisfeitos com a distinção. E agradecemos. E, como sinal desse agradecimento, damos continuidade, segundo as regras: escolhemos outros 7 para esse prémio. Assim, eis os meus nomeados, blogues que mereciam ainda mais atenção do que aquela que têm:



Fica, entretanto, muito por fazer - depois deste aparente cumprimento das obrigações mínimas. Primeiro, descobrir onde nasceu esta corrente. Resposta: aqui, no blogue Lemniscata, no já longínquo 18 de Abril deste ano. Segundo, verificar as formalidades originalmente associadas à aceitação do prémio. E descobrimos, lá naquele posto de lançamento, um requisito que está há muito esquecido na corrente: «O premiado deverá responder à seguinte pergunta: O que significa para si ser um Homo sapiens
A minha resposta: o específico do Homo sapiens é a sua potencial existência social sofisticada, sendo que: (1) estamos a fazer muito para perder esse potencial; (2) a sofisticação da existência social do Homo sapiens passaria pela redescoberta da política a sério (quase que está longe de estar garantida).
Passo a palavra.

(Já agora: não sejam preguiçosos e façam uma procura para saber um pouco mais acerca de onde vem a tal lemniscata.)