1.6.08

a eleição de Manuela...


... para Presidente do PSD é a que menos dificulta um governo do Bloco Central na próxima legislatura. Isso pode ser bom para o país, se essa for a única maneira de fazer as reformas necessárias e acerca das quais a "esquerda" (BE, PCP e Alegristas) se recusa a pensar. E isso também pode ser bom para o PS, se Sócrates não fechar de tal modo as portas à esquerda que fique refém do PSD.
Quero eu dizer: se o PS ganhar as próximas eleições com maioria relativa é impensável que não faça as alianças que garantam a maioria absoluta para continuar o ciclo reformista. A melhor maneira de negociar alianças é ter várias opções: se for evidente que o PS não pode aliar-se à esquerda, o PSD terá mais força para exigir preço de leão em qualquer acordo; se a aliança à esquerda estiver em aberto, e for a tal dita esquerda a rejeitá-la, essa esquerda terá de pagar pela oportunidade perdida. Para tal é preciso menos simplismo na forma como a direcção do PS trata o problema da relação com o BE e o PCP.
Ou, então, será Manuela a futura vice-primeira-ministra. E depois virá Passos Coelho derrubá-la, derrubar o Bloco Central e levar o PSD às futuras vitórias - como Cavaco fez a Soares há uns largos anos, lembram-se?