25.6.08

qual é a notícia?


Patrões e UGT chegaram a acordo sobre novo Código do Trabalho. A CGTP demarcou-se do compromisso.


Qual é a notícia: que a CGTP não assina? Mas a CGTP não assina nada nunca! A CGTP não é um parceiro negocial, porque a sua posição é sempre a mesma: "quedos". E é pena, porque isso significa que uma parte dos trabalhadores estão representados por um cego-surdo-mudo incapaz de interacção com o resto do mundo.

Entretanto, o estudo da OCDE mostra os maus resultados obtidos pela legislação laboral que temos. A CGTP deve gostar dos resultados: se não gostasse empenhava-se mais em alterar a situação. Ora isso, sem intervenção divina, talvez só negociando, não será? É no que dá as organizações sindicais estarem ao serviço de agendas partidárias. Radicais, ainda por cima.

OCDE diz que situação do mercado de trabalho em Portugal é preocupante. A organização entende que a legislação laboral continua a ser "restritiva" em Portugal, aconselha a liberalização do mercado de trabalho, alerta para a necessidade de "apoiar as pessoas que perdem o emprego" e de melhorar a adaptabilidade dos trabalhadores.