30.6.08

um choque eléctrico no populismo de sacristia


A Nissan-Renault e o Governo português estão a discutir um projecto de investimento ligado aos carros eléctricos, mas, sem a luz verde da União Europeia para a concessão de apoios públicos excepcionais para o desenvolvimento de uma nova geração de veículos automóveis a energias alternativas, a negociação dificilmente chegará a bom porto.


Ponto 1: Afinal o papão do Estado, quer dizer: os poderes e dinheiros públicos, servem para alguma coisa, designadamente para alavancar mudanças necessárias mas que não surgem espontaneamente (nem são produzidas miraculosamente pelo mercado).
Ponto 2: São projectos destes, se concretizados, que significam enfrentar a crise nos seus fundamentos. Não é o novo assistencialismo da caridadezinha, descoberto por motivos meramente eleitoralistas, que pode fazer esse papel. O populismo de sacristia é completamente caricato porque esquece uma coisa simples: se não criarmos mais riqueza não podemos distribuir mais riqueza. Não obstante ser importante melhorar a distribuição da que existe, a tentação de pensar só nesse aspecto nunca deu bom resultado.