16.7.07

Anamorfose

Anamorfose. Não sabe o que isso seja? O blogue A aba de Heisenberg explica. Nesta curta nota.

Entretanto, isso permite-nos fazer a seguinte ligação. Há um bonito livro de Banda Desenhada, intitulado O Segredo de Coimbra (mas que antes disso se chamara Le Secret de Coimbra), que tem no cerne da sua intriga precisamente a anamorfose. Eis como escreve o editor, na apresentação desse álbum:


Que segredo esconde esta imagem deformada, esta anamorfose que Roland Buisen estuda em vão desde há meses? Quem é o personagem representado?

As investigações de Buisen levam-no até ao Gabinete de Física da Universidade de Coimbra, a essas salas esquecidas onde a ciência do Século das Luzes se confunde com as lendas de outros tempos.

É graças a este misterioso retrato que Roland Buisen vai desvendar a história de um jovem príncipe de saúde débil e de um perceptor demasiado preocupado em protegê-lo, a história das máquinas construídas para uso exclusivo da criança e da ponte com que não cessa de sonhar...





E assim continuo a minha cruzada a favor da BD... (O desenhador é o belga Etienne Schréder e o editor da versão portuguesa é a ASA. Publico a capa em francês, não por ter sido a primeira versão que li, mas porque os editores portugueses têm sempre muito medo de disponibilizar em linha amostras decentes dos seus álbuns.)