22.3.10

trocado Gama


Este vídeo parece ser o vídeo da cena em que o presidente do parlamento português ridicularizou um secretário de estado, no plenário daquele órgão de soberania, por ele não se dirigir aos representantes do povo com a fórmula regimental. Mas não é. Este vídeo é, ou parece ser, o vídeo que mostra que o presidente do parlamento português dá a palavra a um membro do governo com uma descortês troca de nomes, chamando-lhe "trocado" em vez de Torcato. Talvez seguindo a moda, lançada por outros mais dados a palhaçadas com as autoridades.
Sou eu que ouço mal e Gama falou certo? Espero bem que sim, que seja eu a estar errado. Caso contrário, o mesmo presidente do Parlamento que embarca em teses populistas e demagógicas contra os deputados, também não pratica o respeito pelos titulares de que tão ostensivamente se quer mostrar defensor.

Acrescento mais tardio do que o desejável: Devo um pedido de desculpas a Jaime Gama. O Secretário de Estado chama-se mesmo Trocado. Quanto ao resto, continuo a achar que o comportamento de Gama foi arrogante, raiando o malcriado. Assinado: Porfírio Silva, Madrid, a 24 de Março de 2010. Citações judiciais para o endereço habitual.