19.3.10

Gama é um infoexcluído?



Deputados socialistas batem com as tampas dos computadores
.
«O protesto dos deputados aconteceu quando Jaime Gama respondia a uma interpelação do deputado socialista, e presidente do Conselho de Administração da AR, José Lello, que se queixou de os repórteres fotográficos captarem imagens dos écrans dos computadores dos deputados, violando a sua privacidade. O presidente da AR respondeu que os computadores não são pessoais e que há regras para o trabalho dos repórteres, estando ao alcance dos deputados mudarem essas regras se o entenderem. Estas declarações de Gama suscitaram também uma vozearia na bancada do PS.»

Razão tem a Maria João: «Cá para mim o Jaime Gama é um infoexcluído. A questão não é o instrumento, é o que se faz com ele (sim, também se aplica aqui, esta máxima). Se o deputado estiver a consultar a sua conta bancária, são dados privados. Se estiver a ver o mail, são dados privados, se estiver a inserir passwords, são dados privados. O computador pode ser um bem público, mas o que se faz com ele pode (e muitas vezes deve) ser privado.»

Mas, além disso, mais preocupante é que também Gama esteja a enveredar por atirar rebuçados ao populismo, aos que querem tratar os deputados (e qualquer pessoa com responsabilidades de interesse público) como se não tivessem direito ao seu espaço pessoal e tivessem de se considerar sempre "na arena". Se é com a ajuda dessas palhaçadas que Jaime Gama se quer projectar (não sei bem para onde), faria bem lembrar-se que nunca conseguiu fazer-se eleger para nada a que tenha concorrido em seu nome pessoal. Isto só para não lhe darem ideias. Se já nem o Lello o atura...