30.3.10

Monet y La Abstracción

Exposição, no Museu Thyssen-Bornemisza e na Fundación Caja Madrid, até 30 de Maio próximo futuro.
A ideia: como é que o impressionismo de Monet foi redescoberto e reinventado pela abstracção.
O que espanta a um leigo: como é que uma pintura que pretende deixar os sentidos abertos, e a serem os autores da recepção da obra, pode vir a assemelhar-se a uma pintura assente numa operação de generalização que tem de depender tanto do trabalho do intelecto?

Claude Monet, Charing Cross Bridge, 1989



Claude Monet, Charing Cross Bridge, 1901


 Claude Monet, Nenúfares, 1920-1926


 Claude Monet, Le Pont Japonais, 1918-1924


Gerhard Richter, Lake, 1997



Zou Wou-Ki, A la Gloire de l'Image 5, 1976


 Zou Wou-Ki, 8 janvier 2001


Willem de Kooning, Untitled II, 1979