28.3.10

Música Sacra Popular de Las Américas


Um belo fim de tarde, outra vez a aproveitar as comemorações da Semana Santa em Madrid: um concerto, na Paróquia de Santa Cruz, ali ao cimo da Calle de Atocha, pelo agrupamento Cámara Sacra: Música Sacra Popular de Las Américas. Destaco, pela sua beleza, a Misa Cubana de Rodrigo Prats; e a Misa Criolla de Ariel Ramírez. A formação é dirigida pelo cubano Flores Chaviano, que também é compositor e guitarrista - e que entretanto está radicado em Espanha.
Eu não sou crente e não vivo estes concertos como celebração da Paixão de Cristo, como é o caso com outros. Mas encaro o fenómeno religioso como um fenómeno cultural. (Bom, há mais nesta carta, mas não é conversa para agora.) E, claro, tenho imenso apreço pelo papel que a Igreja em certos países desempenhou e desempenha, como espaço onde se abrigam os que lutam pela liberdade. Além de, evidentemente, toda a boa música com a inspiração das Américas (toda a música onde entra de alguma forma um sopro negro) ser de uma frescura, de uma leveza inspirada, que muito aprecio. Como tive de ouvir o concerto em pé (apesar de mesmo ao lado dos músicos e cantores), até tive vontade de dançar e tudo. E, como sabeis, para certas culturas isso não representa nenhuma falta de respeito pela "casa de Deus".

Deixo aqui uma espreitadela ao "Gloria" da Misa Criolla, do argentino Ariel Ramírez (falecido muito recentemente, a 10 de Fevereiro passado), interpretadas por outra formação que não aquela que hoje ouvi.