8.10.08

bússola, precisa-se

(Cartoon de Peter Brookes)


Uma certa esquerda política, que está sempre contra a Europa, que fala da UE como um bando de capitalistas montados em associação criminosa para roubar os trabalhadores, agora parece achar razoável exigir que essa Europa faça alguma coisa face à crise.
Os britânicos, que sempre pensam na Europa como "os tolos do continente que querem fazer um socialismo estranho", agora já acham que se calhar o capitalismo não tem de ser só aquilo que eles pensam.
O Joe Berardo, ontem no Jornal das 9 da SIC Notícias, produziu a tese de que isto é fruto de uma conspiração deliberada contra o capitalismo/democracia. Sim, ele tomava capitalismo e democracia como sendo a mesma coisa (ou será só por falar mal inglês?).
Em que ficamos? A UE pode ser, na globalização, um factor de equidade - ou apenas pode ser uma espécie de barco cheio de piratas? E porque é que os aflitos disparam em todas as direcções, como se fossem virgens acabadas de vir ao mundo?
Sem ao menos a social-democracia europeia, especialmente quando governa, não fosse tão atreita ao canto das sereias do neo-liberalismo sem critério...

Gordon Brown convida restantes países da UE a adoptar plano europeu de apoio à banca.

Bancos centrais cortam taxas de juro em meio ponto percentual em acção concertada.

FMI: economia portuguesa deverá aproximar-se da estagnação em 2009.


Entretanto, por cá, alguns parecem muito tristes por o governo português estar, até ao momento, a reagir de forma muito sensata à tormenta. Esperavam o dilúvio. Como nem sequer disfarçam, arriscam-se a afogar-se na água dos seus próprios sonhos. Sonham eles, não em fazer melhor, mas que os outros tropecem para eles aproveitarem. A pequenez está muito em voga, essa é que é essa. E a miopia também: os que dizem que esta baixa de impostos demonstra que essa medida estava em dívida há muito, poderiam, por favor, tentar perceber que a mudança de circunstâncias não permite raciocínios "como se o futuro sempre tivesse estado presente no passado"?

Governo baixa IRC para metade nos primeiros 12,5 mil euros de matéria colectável.