2.10.08

os candidatos da oportunidade perdida



Samuel Salcedo, Serie Personajes, 2006-2007



Senado dos EUA aprova plano rectificado de injecção de 700 mil milhões de dólares.



Há homens que passam a vida à espera de uma grande tormenta para, enfrentando-a, revelarem a sua estatura maior que a espuma dos dias.
Há homens, outros, que toda a vida passam à sombra dos muros a tentar que nada os enfrente, nada os desafie, esperando nunca ter de sair do antecipado e das lições estudadas, esperando nunca precisar da coragem posta a uso.
Quer dizer: há grandes homens e pequenos homens (respectivamente, mulheres). Mas a diferença não se vê na cara - vê-se nas ocasiões.
Esta crise é a ocasião em que se revelaram os candidatos presidenciais americanos: revelaram-se incapazes de propor qualquer coisa de novo, revelaram-se mais uns pequenos gestores da vidinha sem memória nem futuro - porque se escondem atrás uns dos outros, no temor das sondagens e rezando apenas pela sua eventual glória de ser presidente, mesmo que para isso tenham de esvaziar a cabeça, paralisar as mãos e deixar correr o marfim.
Estes candidatos presidenciais perderam cobardemente aquilo que os grandes esperam toda a vida: uma oportunidade de sair do banal.

Crise financeira: Presidente francês convoca minicimeira europeia.


À cacofonia europeia aplicam-se as mesmas reflexões: "muita parra e pouca uva" + "sacudir a água do capote".