10.10.08

The Trap: What Happened to Our Dream of Freedom, Episódio 3



The Trap: What Happened to Our Dream of Freedom é um documentário de Adam Curtis que passou pela primeira vez na BBC em Março de 2007. O documentário faz uma viagem por algumas ideias "bizarras" (embora muito "científicas") que estão presentes em ferramentas muito aceites como úteis para pensar a sociedade dos humanos. Trata-se, por exemplo, de reflectir sobre a "teoria dos jogos" como modelo da natureza humana em sociedade.
O documentário passou em três sessões de cerca de 60 minutos cada. Estamos aqui a divulgar, um de cada vez, esses três episódios (cada um dividido em 6 peças de cerca de 10 minutos cada). A publicação de cada episódio incluirá uma "introdução" ao mesmo, editada a partir daqui.

Estamos a fazer isto espaçadamente, porque sabemos que os nossos leitores têm mais que fazer do que passar horas frente a este blogue.
Divulgámos aqui o primeiro episódio. E aqui o segundo.
Hoje é a vez do terceiro e último episódio. Fica para o fim de semana, certo?



Terceiro episódio: "We Will Force You To Be Free" (25 de Março 2007)


O programa final centra-se nos conceitos de liberdade positiva e de liberdade negativa introduzidos na década de 1950 por Isaiah Berlin. Curtis explica como a liberdade negativa poderia ser definida como “estar livre de coacção” e a liberdade positiva ser definida como “a possibilidade de prosseguir um potencial”.

O programa gira à volta deste tema, revisitando a opinião de Berlin segundo a qual a liberdade negativa era a mais segura das duas e mostrando como muitos grupos políticos recorreram à violência em nome da conquista da liberdade.

Por exemplo, a Revolução Francesa levou ao Terror, tal como a revolução bolchevique na Rússia acabou num regime totalitário.

Passa-se depois ao revolucionário africano Frantz Fanon, que elaborou a tese do existencialista Jean-Paul Sartre segundo a qual o terrorismo era uma arma terrível, mas a única à disposição dos pobres.

Também é analisado o uso dado ao conceito de liberdade económica na Rússia pós-soviética e os problemas decorrentes. Um conjunto de políticas conhecidas como " terapia de choque " destruíram os mecanismos de segurança social que existia e produziram um "genocídio económico", assim chamado devido ao grande número de pessoas sem recursos sequer para comer. Ieltsin reagiu a este tipo de críticas tornando-se cada vez mais autocrático e, ao mesmo tempo, vendendo propriedade estatal a empresas privadas por uma fracção do seu valor real.

Curtis também analisa a agenda neo-conservadora da década de 1980, que fez com que, em nome da liberdade, os neo-conservadores tenham, por exemplo, apoiado fervorosamente o regime policial de Augusto Pinochet no Chile, que utilizava a máxima a violência para esmagar adversários virtuais.

O programa analisa ainda a acção americana contra o governo Sandinista da Nicarágua, o apoio americano ao Xá do Irão e o apoio de certa esquerda à revolução xiita de Khomeini.
Afinal, este programa questiona a razoabilidade da preferência pela concepção negativa da liberdade – sugerindo a necessidade de dar mais atenção à concepção positiva da liberdade.



The Trap #3 - We Will Force You To Be Free (1 de 6)




The Trap #3 - We Will Force You To Be Free (2 de 6)




The Trap #3 - We Will Force You To Be Free (3 de 6)




The Trap #3 - We Will Force You To Be Free (4 de 6)




The Trap #3 - We Will Force You To Be Free (5 de 6)




The Trap #3 - We Will Force You To Be Free (6 de 6)