7.10.08

os feiticeiros e os aprendizes




Acordo conjunto dos 27 segura depósitos até 50 mil euros. Teixeira dos Santos: UE não permitirá que nenhum "banco com impacto no sistema financeiro falhe".


Não é agradável ver como a União Europeia demora tempo a encontrar o seu caminho na tentativa de enfrentar a tormenta. Mas, por um lado, isso é natural: só os que acreditam que os humanos em sociedade são máquinas de calcular é que esperam que haja sempre respostas prontas para tudo. Um sistema tão complexo como a UE vai-se construindo à medida que vai deparando com novas dificuldades. Sempre assim foi na sua história, provavelmente sempre assim será. Por outro lado, também interessa ver que na UE se tende para soluções mais justas do que parecem estar a caminho nos EUA: deste lado tende-se a responsabilizar mais os culpados e a proteger as vítimas em vez dos malfeitores.
Não tira que, no fundo, a Europa esteja a pagar pelo mesmo pecado que os EUA: vistas curtas, desprezo pela regulação, maior carinho pela finança do que pela economia real, crença cega nas virtudes congénitas dos fazedores de dinheiro. Será desta que reformam mesmo os enquadramentos de regulação?