27.10.08

os trabalhadores que paguem a crise


Confederação da Indústria quer reunião de discussão sobre salário mínimo .


Sócrates falou sobre salário mínimo com “irresponsabilidade”, diz Ferreira Leite .


Associações patronais e sindicatos concordaram num aumento gradual do salário mínimo. Ele deveria chegar em 2009 a 450 euros. Sócrates disse que em 2009 o salário mínimo seria actualizado para... 450 euros. O patronato berra e pula que não pode ser. É a crise, dizem eles. Manuela Ferreira Leite diz que Sócrates foi irresponsável ao anunciar que... se cumpriria o acordado: salário mínimo a 450 euros.
Neste país a palavra já valia pouco. Mas agora há quem ache que mesmo os acordos firmados livremente, e formalmente, não devem valer de nada. É por causa da crise? Mas os trabalhadores não sofrem com a crise? São só as empresas? O que estão os patrões dispostos a dar a mais aos trabalhadores para os compensar da crise? Ou pretendem simplesmente que os trabalhadores sejam a única almofada, a parte mole do sistema que arca com todas as consequências?
É grande o descaramento.
A única coisa que tem piada nestes tristes episódios é que Ferreira Leite mostra que não percebeu nada: cai em todas as cascas de banana que o governo lhe estende. Deixou de estar sempre calada para estar sempre a dizer disparates.