24.10.08

são os robots como crianças?



«Também tenho a minha parte de robot e não a nego. Mas sei que há outra coisa à minha espera e que só depois dessa é que não há mais nenhuma. Tenho apenas esta vida para viver, e seria quase uma traição que faltasse à sua entrevista – essa entrevista combinada desde toda a eternidade. Por isso eu a procuro à minha vida, em toda a parte onde sei que ela me espera com uma palavra a dizer. Os robots da loucura é que a ignoraram, porque o mundo deles é o da transacção imediata, um mundo táctil, de objectos, como o das crianças
Vergílio Ferreira, Carta ao Futuro, 1958
(consultada a 2ª edição, de 1966, na Portugália Editora, pp. 14-15)

É espantoso este comentário de Vergílio Ferreira, em dois sentidos. Primeiro, em 1958, uma certa compreensão de questões que poderiam ser suscitadas pela robótica. Em segundo lugar, e noutro sentido, e constituindo para mim algum desapontamento, uma certa incompreensão das crianças. Para dizer como seria pobre o mundo dos robots, compara-o ao mundo das crianças. Já se teria esquecido, nesse tempo, da sua meninice? Contudo, em certo sentido, quando deixamos a meninice - sim, talvez seja isso - perdemos certas coisas imediatas. Embotamos alguns sentidos. Mas sofisticamos outros, ou não? Ou o problema é mesmo esse: "sofisticar"?