28.6.09

As modalidades do RoboCup (A caminho do RoboCup 2009, em Graz – 3/5)


Este conjunto de cinco apontamento é uma actividade preparatória para a reportagem diária e em directo que aqui faremos do RoboCup 2009, em Graz (Áustria). A cobertura local começará a 1 de Julho e terminará a 5 de Julho, acompanhando assim todo o período de competições.

Uma das grandes vantagens do formato do RoboCup é que tem um "problema padrão": jogar futebol. Desse modo concentram-se recursos e esforços num mesmo tipo de actividade, segundo regras comuns que todos conhecem e avaliam - em vez de pura e simplesmente andar cada um para seu lado. A medida do sucesso também é simples: os melhores ganham os jogos. Contudo, há muita diversidade no RoboCup: há diferentes modalidades e nem sequer são todas "futebol". Damos aqui um resumo das actividades englobadas pelo RoboCup no actual formato (tal como acontecerá em Graz).

Futebol de Competição (RoboCup Soccer)
É a estrela da companhia, a actividade mais importante do conjunto. Futebol, futebol, futebol. Inclui cinco competições (“ligas”): simulação, pequenos robots, robots médios, plataforma-padrão, humanóides. (Dedicaremos um apontamento específico a detalhar um pouco as diferentes ligas da competição em futebol.)


RoboCup@Home



RoboCup@Home é uma relativa novidade neste universo. Centra-se na interacção humano-máquina envolvendo robots autónomos, em aplicações que tenham vocação para se generalizarem em ambientes “normais” do quotidiano. Um ambiente caseiro é o cenário básico desta modalidade. Este ano inclui uma sala de estar e uma cozinha – mas prevê-se que em edições futuras inclua zonas de jardim, lojas e outros espaços públicos como ruas.


Busca e Salvamento (RoboCup Rescue)


Na modalidade de Salvamento as competições desenvolvem-se em torno do desenvolvimento de robots que venham a ser capazes de efectuar salvamentos em situações de desastre. Inclui uma competição de simulação e uma competição com robots reais. A Liga de Simulação de Salvamento pretende desenvolver os sistemas de apoio à decisão em situações de emergência e concentra-se em aspectos como a integração de informação sobre cenários de desastre, previsão, planeamento e interface entre robots e humanos. A Liga de Robots de Salvamento desenvolve-se em torno de robots capazes de realizar tarefas úteis à detecção e apoio a vítimas em zonas acidentadas de acesso difícil para humanos.


RoboCup Junior



É fundamentalmente uma iniciativa educativa e de sensibilização, que combina cooperação com competição. Todos sabemos que o cenário típico dos nossos dias no que diz respeito ao envolvimento dos adolescentes com computadores é um adolescente frente a um computador, numa actividade isolada e isolante, muitas vezes numa atitude basicamente consumidora. Aqui, o cenário é outro: equipas de humanos, equipas de robots, actividade, aprendizagem, envolvimento. Há várias actividades previstas nesta modalidade: futebol, salvamento, dança.

Demonstrações
Há sempre muito mais para ver em cada edição do RoboCup. Desta vez, teremos, por exemplo, veículos autónomos em ambiente urbano: que tal o seu automóvel ir buscá-lo à praia sem motorista nem nada?

Vá pensando no significado de todos estes robots futebolistas e, depois, participe na consulta orientada pela pergunta "As máquinas pensam?". Como? Votando ao cimo da página ou comentando estes apontamentos.

Próximo apontamento desta série - aqui neste blogue, amanhã.