29.11.11

Gólgota picnic.

Um espectáculo de teatro: "Gólgota picnic". De Rodrigo García. Produção do  Centro Dramático Nacional (Madrid), Théâtre Garonne de Toulouse e Festival de Outono de Paris. Para os que têm dificuldade de perceber o alcance do título, posso dizer que o seu criador diz que esteve para se chamar "As sete últimas palavras de Cristo na cruz."
O vídeo seguinte contém uma apresentação oficial do espectáculo.


A carreira deste espectáculo de teatro em França (começou por Toulouse) está a ser conturbada. A acusação de blasfémia, por parte de alguns sectores católicos, tem sido o rastilho para uma campanha pública, com os argumentos do costume, visando (pelo menos) boicotar o espectáculo. Uma das acções de "cerco" ao teatro é reportada no vídeo seguinte.


O tipo de argumentação usada contra a exibição do espectáculo fica claro num post do blogue brasileiro Dominus Vobiscum: «Católicos fazem vigília de oração para protestar contra teatro blasfemo».

De momento, dispenso-me de mais comentários. Vale a pena reflectir. Apenas pergunto: e por cá, alguém vai convidar Rodrigo García e o Centro Dramático Nacional a trazer o espectáculo a Portugal? Talvez o novo director do Teatro Nacional D. Maria II, quem sabe...