21.11.11

para quem o mau jornalismo é uma bênção.


O mau jornalismo é uma bênção para a sacanagem.
O Público de hoje (em papel, não vejo a notícia em linha) faz manchete com as iluminações de Natal e o fogo de artifício de Ano Novo na Madeira. E mistura duas coisas completamente diferentes: o preço das ditas iluminações; os métodos do jardinismo para gastar esse dinheiro.
O que a notícia diz acerca da entrega do negócio a uma empresa muito amiga do PSD local pode ser mais um indicador de um regime "autonomista" assente na maior desvergonha. Trata-se de um assunto sério, que deve ser tratado seriamente. O cidadão comum, que vai lendo estas coisas e nunca vê acontecer nada ao jardinismo, convence-se de que esta república está em geral aberta a que qualquer quadrilha tome conta de uma parte do país e aí se aloje tão solidamente como a lapa na rocha. Espera-se que o jornal continue, sem desfalecer, a informar-nos: não só do que fazem os ladrões, mas também do que fazem os polícias quando julgam ter topado os bandidos.
Ao mesmo tempo, a notícia faz umas comparações completamente disparatadas entre o que a Madeira gasta para abrilhantar a época e os cortes que certas câmaras municipais fizeram nas iluminações de Natal este ano. As comparações são disparatadas porque ignoram que a Madeira usa esse espectáculo como isco para turistas, numa escala que julgo muito mais relevante do que noutras localidades desta nossa terra. A implícita acusação de despesismo é ligeira - e, sendo ligeira, dá um excelente pé a AJJ para dizer que lá estão os tipos do continente a dizer disparates e a falar do que não sabem.
Deste modo, incapaz de separar questões diferentes e sempre a cair na tentação da demagogia com os milhões, o mau jornalismo leva a água ao moinho de quem, na aparência, está a denunciar. Só gostava de saber se isso acontece por pura incompetência - mas, incompetência numa matéria que faz manchete?!

(Acrescento: está há pouco em linha, aqui, a dita notícia. Não confirmei se há alguma mudança no conteúdo.)