1.4.09

pérolas de feira


O Público tem hoje este título na primeira página: «PGR questiona ex-membro do governo de Guterres sobre pressões no caso Freeport».
Espero, para os próximos dias, títulos do género «Polícia nascido às 13:23 do dia x do y de 1975 na Maternidade Alfredo da Costa interrogado em tribunal», «Homem vestindo camisola interior às riscas verdes e brancas horizontais atropelado mortalmente no IC19», «Professor universitário que na sua juventude costumava consumir cálices de vinho do Porto num bar do Bairro Alto lança livro de contos fantásticos», «Mulher que usa soutiens 32 copa B promovida a directora de marketing do Banco Tal». Em qualquer desses casos ninguém se preocupará com a relevância dos detalhes para a substância da notícia, porque todos estarão convencidos de que o Público simplesmente aprecia rechear as notícias com detalhes irrelevantes.
Ou, em vez disso, trata-se de o Público apresentar sistematicamente o mundo como uma universal tramóia dos socialistas contra tudo o que existe de decente, sendo "decente" equivalente a "ao gosto do sr. Fernandes"?