8.4.09

o regresso dos poderes



João Cordeiro: “A senhora ministra tem de assumir responsabilidades e mudar a lei”.

Quanto aos fármacos que o doente deve levar para casa, os vendedores das drogas - não os médicos - querem decidir como fazer. E a lei, se não permite que assim seja, que se mude. O homem das farmácias dá o tom: chegou a hora do regresso dos poderes de facto. Os que sempre fizeram como bem entendiam, se necessário interpretando criativamente a legalidade e a legitimidade, podem voltar ao velho tom a que se habituaram. Este senhor apenas vem passar a palavra de que chegou a hora de recompor as coisas. Para isso serve a orquestração de enfraquecimento do Estado, juntando numa curiosa coligação, por um lado, os que assim querem recuperar a velha desordem que serve o seu interesse económico e, por outro lado, os que assim sonham recuperar um cheirinho de revolução de pacotilha. Ou pensam que as múltiplas iniciativas de descredibilização do Estado eram tão somente uma brincadeira inocente?

ADENDA
Associação de Farmácias suspende substituição de remédios sem autorização do médico.

«Em conferência de imprensa, o responsável adiantou no entanto que os doentes vão continuar a ser informados do valor que poupariam se esta substituição fosse feita e que tal informação constará da afctura dos medicamentos.» Acho bem. Isso é razoável.

«João Cordeiro diz que a ANF está disposta a processar judicialmente o Ministério da Saúde se este devolver sem pagar as receitas médicas que forem alteradas nas farmácias. Para o presidente da ANF, a ameaça de Ana Jorge trata-se de uma "medida administrativa" que terá como resposta acções em tribunal.» Se o Ministério fizer cumprir a lei, o tal senhor processa o Ministério. Se fosse de outra corporação... ameaçava excomungar o Ministério.

«João Cordeiro anunciou ainda que, no caso de devolução das receitas médicas sem o pagamento da comparticipação do Serviço Nacional de Saúde, será a associação e não as farmácias a arcar com o prejuízo.» É para isso que servem as corporações: para incentivar os seus a desobedecer, pagando as custas para que a "resistência" vingue.