17.12.09

as contas e o tribunal


Dentro das minhas limitações, acho que a Sofia sabe sempre do que fala (http://aregradojogo.blogs.sapo.pt/184969.html). Mas há outros aspectos da questão que me preocupam:
O Estado pode poupar mais de 800 milhões de euros nos próximos cinco anos recorrendo a uma central de compras para o Serviço Nacional de Saúde, defende o economista Augusto Mateus, em entrevista à agência Lusa. A criação desta estrutura foi chumbada pelo Tribunal de Contas.
E acrescenta Augusto Mateus, referindo-se a uma das críticas do Tribunal de Contas, que a perda de autonomia de gestão das unidades de saúde não é preocupante, porque ela é apenas um instrumento. “A autonomia de gestão faz-se para ganhar eficiência”, diz, exemplificando com a perda do poder de decisão na política monetária e cambial, com a entrada em vigor da moeda única. “Portugal também perdeu autonomia quando foi introduzido o euro e ganhou eficiência na política monetária”.

Estará o Tribunal de Contas a pesar todos os aspectos da questão? Ou está "apenas" a fazer respeitar a lei? Não sei, é uma pergunta.