11.4.08

indisciplina

"Caso Carolina Michaëlis: DREN apresenta queixa contra uso público do vídeo", informa o Público. É que a Directora Regional de Educação do Norte considera que as imagens são violadoras da privacidade dos envolvidos.
E tem toda a razão. Há indisciplina na escola, há sim senhor e isso é reflexo de muita coisa que está mal na nossa civilização e não apenas na escola. É que a necessidade de "autoridade" não é uma invenção da direita, como alguma "esquerda" imagina. Mas não é só na escola que há indisciplina.
Que os órgãos de comunicação social se comportem, em alguns casos, como se os seus interesses de audiência estivessem acima de tudo e de todos, isso também é um sinal do mesmo tipo de indisciplina. Aquela indisciplina que reflecte a falta de valores, ou valores desordenados. Aquela indisciplina que mina a verdadeira autoridade, porque despreza a pessoa.
Por isso digo: ainda bem que, ao arrepio das conveniências mediáticas, alguns servidores do Estado se batem contra o abuso que consiste em explorar os problemas de pessoas concretas até à exaustão, apenas em obediência ao ditame das audiências. Ainda bem que se batem contra o circo, mesmo que esse circo seja muito popular.