22.4.08

a dama de ferro à portuguesa



PSD: Manuela Ferreira Leite vai candidatar-se à liderança .

Aguiar Branco desiste da corrida para apoiar Manuela Ferreira Leite .

Há uma diferença entre "gostar de MFL" e "gostar de que ela seja (ou venha a ser) líder do PSD".
Eu não gosto de MFL. Penso que ela representa uma forma de fazer política assente em princípios que não partilho (uma visão do mundo demasiado limitada pelos mecanicismos das finanças e demasiado distraída de outras dinâmicas) e também penso que ela cede inúmeras vezes ao "politicamente correcto" (dizer em dados momento aquilo que pensa que o seu eleitorado espera ouvir). Os políticos que aprecio são os que ousam dizer aquilo que os seus putativos apoiantes nem sonhavam. Essa é a razão pela qual, apesar de tudo, aprecio Sócrates.
Mas penso que será útil se MFL vier a ser líder do PSD. Porque vai permitir que o PSD ocupe o seu lugar na vida política nacional, começando a discutir coisas com sentido, em vez de passar o tempo a dizer tolices. E, fundamentalmente, porque MFL vai fazer com que o PSD reocupe o seu espaço na política nacional - desse modo obrigando o PS a ser mais rigoroso na sua pretensão de ser "esquerda moderna".
É que, se o PSD voltar aos seus bons tempos, o PS vai precisar de pensar mais, e de articular melhor discurso e prática, para que se perceba o que significa para os socialistas "ser de esquerda" e, ainda mais, ser de "esquerda moderna".
Essas são as dificuldades que dão interesse à democracia.