27.4.11

outras razões


Acho que vale a pena ler este post: Porque pretendo votar BE.
Lê-lo e reflectir sobre ele.
Começo por aqui. Não votarei BE (votarei PS), acho que há elementos de balanço muito acertados naquele texto (incluindo no capítulo das críticas ao PS), acho que este tipo de análise faz falta à esquerda toda em Portugal.
Faltam naquele texto, contudo, algumas coisas; principalmente, parece-me que falta uma análise do "problema Europa". Uma das razões pelas quais um voto no BE ou no PCP é, actualmente, a meu ver, inconsequente, é a falta de reflexão séria acerca do que deve fazer um país como Portugal na UE. Fazer muito barulho não chega; mesmo os sociais-democratas (PS e amigos por essa Europa fora) estão um pouco à nora quanto a isso (alguns até têm ideias, mas não se vê grande estratégia para as fazer viNgar). O que não se compreende, à esquerda, é que essa questão seja ignorada ou menorizada.