15.4.11

alguém conhece esta universidade?


Falta-me tempo (e às vezes falta-me paciência, engenho ou arte) para partilhar com os passantes por aqui certas pérolas que se vão encontrando pela blogosfera, seja por caixas de comentários, seja pelas primeiras páginas de blogues cheios da capacidade de dizerem o que lhes passa pela cabeça sem o menor receio do ridículo. Abro aqui uma excepção.
Aqui há tempos dei com um exaltado numa caixa de comentários que dizia que José Sócrates é tão mentiroso que, neste currículo que tinha feito chegar à Universidade de Columbia, tinha inventado um MBA que teria tirado numa universidade que nem sequer existe. A tal universidade que nem sequer existe chama-se Instituto Universitário de Lisboa (mencionado no tal currículo como Lisbon University Institute) e é, nem mais nem menos, o ISCTE. Que adoptou mais ou menos recentemente este nome.
Quando estas coisas são lançadas na espuma dos dias, alguém aproveita para esclarecer; perante o que, alguns mais envergonhados, fazem semblante de quem percebeu e calam-se com o disparate. Não obstante, alguns mais distraídos, ou mais renitentes a perceber o que não lhes convém, ou simplesmente mais desonestos, continuam pelas margens do mundo a repetir a calúnia. Uma e outra vez, sempre e sempre. No caso da "universidade que não existe", topei recentemente com um blogueiro e com um "comentador" no FB que voltavam à mesma conversa. Cheios de prosápia, os larápios da honra alheia continuam a ganir os seus ódios, mais ou menos às claras, mais ou menos nos cantinhos com mais sombra, mas sempre e ainda atacando os reservatórios de decência que tanta falta faz à coisa pública.