21.4.11

design atrás das grades


“Design Atrás das Grades” junta o improvável: prisões e design, num mundo que procura um futuro sustentável. Do pequeno estúdio de costura do Estabelecimento Prisional de Tires sai uma mistura de idiomas, aqui são produzidas as consagradas malas La.ga. Vikki, uma reclusa romena, diz que o tempo que passa na “fábrica” voa. Como as La.ga, as mulheres também saem das prisões com um carimbo. Seguimos a sua luta para melhorar e fortalecer as suas vidas em Portugal, dentro de Tires, e na Venezuela, onde a ex-reclusa Yanetzi continua a coser.

Design Atrás das Grades,
Dia 25 de Abril, às 19h20m, na RTP2.
Realizadora: Margarida Leitão.



Este documentário narra uma experiência muito interessante, que me impressionou ao primeiro contacto. Espero agora aprender mais sobre o seu desenvolvimento com este trabalho da Margarida Leitão, que realiza sempre com grande sensibilidade e inteligência. Trata-se de algo que nos dará a possibilidade de continuar a libertação: continuar o 25 de Abril, por assim dizer. A nossa própria libertação dos horizontes estreitos, quero eu dizer. Uma pequena libertação de cada vez, claro.

Quero dizer-vos que no Natal passado houve várias prendas a circular na minha família que foram produzidas pela iniciativa descrita neste documentário. E que não foi por "caridade" ou "pena" que essas prendas foram muito apreciadas. Foram apreciadas pelo seu valor artístico próprio. Mas, sim, com um gostinho especial acrescentado.

Ver para crer.