7.12.10

PISA-papéis


OCDE elogia política educativa nacional. Alunos portugueses melhoraram na língua, matemática e ciências, segundo a OCDE.

«A OCDE constata que Portugal melhorou nas três áreas científicas e isso deve-se, acredita a organização, às medidas políticas aplicadas desde 2005. O investimento feito em computadores portáteis, acesso à banda larga, refeições, aumento do apoio social escolar contribuíram para a evolução, aponta o relatório da OCDE. Outros factores foram o Plano Nacional de Leitura, o Plano de Acção para a Matemática, bem como a formação de professores em Matemática e Ciências. A aplicação das provas de aferição (nos 4.º e 6.º anos), assim como os exames nacionais (no final do 3.º ciclo e no secundário) também fazem parte das medidas que a OCDE elogia. Bem como a criação de novas ofertas educativas para os alunos, como os cursos profissionais.»


Portugal é o ÚNICO país da OCDE que merece referências positivas em TODAS as áreas em que incide o inquérito PISA (Programme for International Student Assessment).

Já que falamos de remodelação governamental: se for para trazer de volta Maria de Lurdes Rodrigues...

Só isso poderia curar o síndrome da cara-à-banda da aliança dos profetas da desgraça.