13.5.09

uma democracia parlamentar madura...


...era algo que eu gostaria muito que tivéssemos por cá. Por exemplo, onde fosse possível discutir os problemas e as soluções abertamente, nomeadamente no Parlamento, sem que a primeira e quase única preocupação dos partidos fosse exibir uma unanimidade de ferro no seio dos seus grupos parlamentares. É assim tão esquisito que haja diferentes opiniões acerca da melhor forma de atingir determinados objectivos? Não pode até ser bom que diversos deputados exponham publicamente as suas posições, para estimular o debate público e os deputados poderem ouvir esse debate? Será que os grupos parlamentares não são suficientemente maduros para poderem depois raciocinar sobre todos os contributos e chegar a uma conclusão?
Será que se pensa que o "povão" quer mesmo partidos monolíticos? Eu, pela minha parte, acho até um pouco esquisito que se dê a ideia de que já está tudo discutido... quando começa a discussão.
Nessa democracia representativa mais aberta poderia até haver lugar para uma razoável liberdade de voto dos deputados, sem drama nem tragédia. Digo eu.

PS votou a favor de proposta do BE sobre sigilo bancário contra vontade das finanças.