2.10.07

Prémio Literário Políbio Gomes dos Santos

Escrevemos aqui anteriormente umas poucas linhas acerca do poeta. Digamos agora qualquer coisa sobre o prémio literário.

A Câmara Municipal de Ansião instituiu e retomou este ano, no âmbito da sua política cultural, o Prémio Literário Políbio Gomes dos Santos. O prémio, dedicado exclusivamente à poesia e tendo como "patrono" aquele poeta natural de Ansião, é promovido com a colaboração da Associação Portuguesa de Escritores, que indica dois dos três membros do júri.
No passado dia 13 de Agosto podia ler-se o seguinte na página de entrada do site do Município de Ansião:

Foi revelado no dia 12 de Agosto, em cerimónia integrada nas Festas do Concelho 2007,o vencedor do Prémio Literário Políbio Gomes dos Santos.

O vencedor foi Porfírio Simões de Carvalho e Silva, de Lisboa, com o trabalho Horas do Tempo Comum. Para além do prémio monetário de 2.500 Euros, o autor teve a satisfação de, logo no momento de revelação da sua vitória, uma editora ali representada ter manifestado interesse na publicação do seu trabalho.

Este Prémio Literário tinha 68 trabalhos admitidos a concurso, um sinal inequívoco do seu mérito e do interesse que suscitou.


Temos, portanto, que este vosso parceiro de blogosfera teve um prémio de poesia. Não é, de momento, um dos mais prestigiosos prémios de poesia do nosso país, bem sei. E também não passo a ser poeta por ter ganho um prémio de poesia. Mesmo assim não deixei de ficar muito contente com o facto, como se compreende. E agradeço daqui aos amigos que comigo se alegraram.

Numa próxima intervenção aqui no blogue publicarei um dos poemas que pertencem à obra premiada. O qual é, claro, absolutamente inédito. Podem começar a afiar as facas.


Recorte do jornal Serras de Ansião
(Ano XVIII, nº 206, 15 de Agosto de 2007, p. 17)

(clicar para aumentar)



(Foto "Notícias de Ansião")