1.4.11

hoje é 1 de Abril


O Público (1 de Abril!!!) noticia que Louçã proporá ao BE uma moção que abre as portas a uma aliança com o PCP. Pode bem ser uma mentira de 1 de Abril, mas merece uma reflexão, mesmo assim.
A reacção imediata de um apoiante do PS seria de receio, vendo aí uma majoração do capital eleitoral da esquerda da esquerda: tudo o resto ficando igual, essa aliança, com os mesmos votos, alcançaria mais eleitos, aumentando o seu peso relativo no conjunto da esquerda. Não obstante, vendo as coisas por outro ângulo, isso removeria aquele que é talvez o principal obstáculo táctico a um diálogo do PS com a esquerda da esquerda, vistas as coisas desse lado: quer o BE quer o PCP temem sempre olhar para o lado do PS, receando, qualquer deles, ser imediatamente acusado de traição traição traição à pátria pelo concorrente nessas águas.
Dado que somos muito dados a elaboradas explicações ideológicas para tudo e mais alguma coisa, ficamos desconfortáveis em admitir estas explicações comezinhas para o comportamento dos partidos. Só que, verdade verdadinha, é destas coisinhas pequenas que comem os motores destas máquinas de debulhar vontades.