«No filme, de Manoel de Oliveira, "O Princípio da Incerteza" (2002), há uma cena de casamento. Um casamento católico. Naturalmente, na cena há um actor que representa o papel de um padre, o oficiante nessa cerimónia, e outros que representam os noivos, outros ainda a assistência. Ninguém fica mais ou menos casado por ter participado como actor nessa cena. Contudo, um dos actores que representam essa cena é um padre. Mais precisamente, quem faz de padre nessa cena é realmente um padre, na vida real, fora do filme. Essa pessoa, que aí faz de padre, poderia casar aquelas pessoas noutras circunstâncias - mas do que se representa num filme não decorrem consequências desse tipo.» Concorda-se, não é? Mas a análise deste caso mostra que ele entra em conflito com certas teorias acerca da acção social.
«No filme, de Manoel de Oliveira, "O Princípio da Incerteza" (2002), há uma cena de casamento. Um casamento católico. Naturalmente, na cena há um actor que representa o papel de um padre, o oficiante nessa cerimónia, e outros que representam os noivos, outros ainda a assistência. Ninguém fica mais ou menos casado por ter participado como actor nessa cena. Contudo, um dos actores que representam essa cena é um padre. Mais precisamente, quem faz de padre nessa cena é realmente um padre, na vida real, fora do filme. Essa pessoa, que aí faz de padre, poderia casar aquelas pessoas noutras circunstâncias - mas do que se representa num filme não decorrem consequências desse tipo.» Concorda-se, não é? Mas a análise deste caso mostra que ele entra em conflito com certas teorias acerca da acção social.