10.9.08

bolsas para alunos do 1º ciclo de Bolonha no ISR


Encontra-se aberto concurso para atribuição de 4 Bolsas de Integração na Investigação (BII), no âmbito dos projectos de investigação SocRob – Soccer Robots / Society of Robots e Institutional Robotics do Instituto de Sistemas e Robótica.
Pode candidatar-se quem frequente um curso de 1º ciclo do ensino superior (Bolonha) em áreas próximas dos requisitos do projecto (não necessariamente alunos do Técnico).

Por específico interesse da minha parte divulgo aqui a descrição de uma das bolsas:

Bolsa 4: Robótica Institucionalista e Interacção Social entre Agentes Encorpados (incluindo Humanos e Robots)
Projecto: Robótica Institucionalista
Orientador: Porfírio Silva
No quadro da investigação sobre modalidades de interacção social entre agentes de diferentes espécies (incluindo a interacção natural entre múltiplos humanos e múltiplos robots), pretende-se realizar uma série de experiências num mundo virtual densamente povoado que não seja globalmente controlado pelos autores da experiência (provavelmente, o Second Life). Será necessário programar diferentes tipos de agentes (incluindo robots humanóides e não humanóides) para serem inseridos no mundo virtual, aí realizarem determinadas experiências de interacção com objectos e avatares (controlados directamente por humanos) e registarem dados relevantes para análise. O objectivo é testar formas de um agente artificial determinar, a partir de informação inicial escassa, que comportamentos sociais são incentivados, permitidos, tolerados ou proibidos numa dada "sociedade artificial". A programação dos agentes a inserir no mundo artificial será o principal trabalho a realizar.

Data limite para candidaturas: 15 de Setembro de 2008.

Para consultar uma transcrição do edital clicar aqui.