15.9.08

Porto-Lisboa em 4600 milhões de anos


Não, este apontamento não é sobre a minha viagem de hoje, em automóvel entre Lisboa e Braga por auto-estrada, com uma boa meia dúzia de zonas de obras com estreitamento de faixa e velocidade reduzida. Não, trata-se de coisa bem mais interessante.

No Ciência ao Natural encontra-se um post de grande interesse. É informativo, para quem tem curiosidade pelo que a ciência sabe. Mas nem é bem por isso que o destaco. É por nos lembrar a importância que tem a forma como dizemos as coisas - não apenas o conteúdo, mas também a forma. Especialmente quando tentamos ensinar, e quando os que ensinamos talvez não sejam as criaturas mais curiosas do universo, ou talvez simplesmente tenham muito em que pensar.


A ideia de base é como segue:
«Imaginemos uma realidade bem conhecida – viagem entre duas cidades do nosso país, Porto e Lisboa – pela auto-estrada.
Agora comparemo-la com os acontecimentos biológicos e geológicos do nosso planeta (desde a formação do planeta – Porto - até à actualidade - Lisboa).
A distância percorrida nesta viagem comum – 300 km – vai ser proporcional à idade da Terra, i.e., partimos do Porto (0 km) ao mesmo tempo que o nosso planeta é formado (4600 milhões de anos - MA).»

O resto é ir lá e ler. Clicando em Porto-Lisboa em 4600 milhões de anos. Note-se que isto é um conselho.