23.6.07

Ficar de segunda


Segundo o Expresso de hoje, o governo espanhol pretende que o TGV, entre Badajoz e Madrid, circule apenas a 250 Kms/h, em vez dos 350 kms/h que podia ser. Por isso, o Partido Popular da Extremadura acusa Zapatero de estar a fazer uma "alta velocidade de segunda".

Curioso: em Portugal toda a oposição e parte significativa da opinião publicada parece querer tudo de segunda. Um TGV de segunda, um aeroporto de segunda, ... Estamos próximo daquela teoria de Durão Barroso: enquanto houver uma criancinha numa lista de espera, não há um tostão para essas obras públicas que são só sumptuosidade...

A que apelam estes discursos "poupadinhos", mesmo daqueles que são responsáveis directos pelas decisões que agora criticam? Apelam à inveja: se eu não vou de avião para lado nenhum, para que quero um aeroporto; se eu não vou para Madrid, que me interessa estar ligado em rede de alta velocidade à Europa. Essa é a matriz do discurso do pobrezinho, precisamente o discurso que nos afirma mais e mais como pobrezinhos. Se fosse mesmo preocupação pela melhor decisão, teriam esperado tantos anos para meter a mão na consciência?