5.9.08

Machina Speculatrix em vídeo


As tartarugas artificiais de Grey Walter, as "máquinas especulativas" às quais está directamente ligado o título deste blogue, foram aqui apresentadas logo no início deste projecto: aqui e aqui. Posteriormente (aqui) foi acrescentado um vídeo (raro) onde se podem observar por momentos as ditas máquinas cibernéticas a manobrar.
Agora temos mais e melhor: um vídeo com uma explicação e uma demonstração mais demoradas (embora ainda sumárias) da "filosofia" e funcionamento das tartarugas. Não conseguimos identificar a origem verdadeira do vídeo, que está disponibilizado na rede no blogue Skitterbot - Artificial Life Stories, mas nele aparece o próprio Grey Walter com as suas tartarugas.
Conhece algum outro vídeo da Machina Speculatrix? Muito agradeceremos qualquer indicação que permita melhorar a galeria introdutória.





Adenda de 15/set/08. O editor do blogue acima mencionado, Skitterbot - Artificial Life Stories, contactado por mim, informou que o vídeo disponibilizado lhe foi sugerido por um professor quando andava na universidade e que a sua referência correcta, tratando-se de uma velhinha reportagem da BBC, é a seguite: "Bristol's Robot Tortoises have Minds of their Own", BBC Newsreel (1950). Many thanks.