6.2.12

Citzalia.



Citzalia: o website que faz de si um deputado europeu.

Acerca do projecto
A plataforma Citzalia é a democracia em acção. Trata-se de uma plataforma de rede social animada que captura a essência do Parlamento Europeu.
A plataforma Citzalia é um mundo onde vive e ajuda a criar. Basta o seu browser da Web para criar um avatar que poderá usar para passear, interagir, ligar-se em rede e debater os problemas actuais nos corredores do Parlamento Europeu, contribuindo para uma vibrante comunidade virtual. Ao contribuir para as discussões e ao adicionar conteúdos, os participantes acumulam pontos de experiência que aparecem nos seus perfis.
A plataforma Citzalia é um meio para perceber de que forma funciona o Parlamento da UE, eleito democraticamente. Ao participar em debates e ao escrever artigos, bem como ao elaborar legislações virtuais sobre problemas relacionados com o Parlamento Europeu e a política da UE, irá compreender e ficar a saber como funciona a democracia na UE.
Esta plataforma interactiva é uma oportunidade para se ficar a saber como se sentem os cidadãos em relação aos problemas actuais e ao papel do Parlamento Europeu. Estarão disponíveis informações oficiais juntamente com os fóruns de discussão. A plataforma estará disponível em todas as 23 línguas oficiais da UE.
A plataforma Citzalia está aqui para o ajudar a entender o Parlamento Europeu e para o tornar mais próximo do processo de tomada de decisões. Tem os instrumentos e os factos de que necessita para se juntar ao debate europeu. Trata-se de uma plataforma divertida e simples de utilizar onde se pode encontrar com outros Europeus e peritos da UE, podendo até mesmo encontrar um deputado quando menos espera! É um local onde pode partilhar as suas opiniões e discutir os problemas que o preocupam.

O mundo Citzalia
A plataforma Citzalia recria partes de vários edifícios do Parlamento Europeu em Bruxelas e Estrasburgo. A plataforma Citzalia tem muitas áreas que o seu avatar poderá explorar:
A Ágora dos Cidadãos é um fórum de discussão geral sobre os trabalhos do Parlamento Europeu e sobre a União Europeia em geral.
A Sala de Imprensa apresenta novidades e opiniões sobre eventos e problemas actuais. Tem alguma história para contar? Relate-a aqui e ela poderá ser publicada no jornal electrónico da plataforma Citzalia. Pode também votar em conteúdos e ganhar pontos de experiência.
O Laboratório UE Lex é uma actividade que oferece uma simulação estimulante do processo legislativo. Pode até propor a sua própria legislação e ficar a saber de que forma são aprovadas as leis ao nível da UE.
O Hall de Exposição é um espaço onde se realizam exposições virtuais.
O Cantinho da Educação disponibiliza um espaço para os jovens, tendo também conteúdos específicos para professores.
A Biblioteca é uma base de dados que abrange todo o conteúdo publicado pela comunidade que se encontra arquivado.

Todas as aplicações disponíveis na plataforma Citzalia se baseiam num quadro de desenvolvimento aberto, permitindo a terceiros acrescentar funcionalidades para enriquecer a experiência dos utilizadores. A plataforma Citzalia irá estar em evolução constante, sendo induzida pelos utilizadores, por isso compete a si torná-la numa plataforma que enriqueça o debate europeu.


Citzalia.