1.2.09

educação, uma avaliação (again)


Está no site da OCDE: o tal relatório sobre avaliação de políticas de valorização do Ensino Básico em Portugal, que parecia ser da OCDE, mas não era da OCDE, e que por isso foi tratado por muitos como se fosse uma folha de couve escrita pela Lurdinhas às escondidas, é na realidade um relatório que a OCDE diz que foi feito segundo uma abordagem similar à que a própria OCDE usa nas suas avaliações das políticas de educação ("the authors used an approach similar to that used by the OECD in assessing education policies over a number of years", lê-se no tal site).

Deborah Roseveare, Chefe da Divisão das Políticas de Educação e Formação, Direcção para a Educação da OCDE, escreve no Prefácio ao Relatório:
«Portugal pôs em prática, desde 2005, um conjunto ambicioso de medidas para melhorar as condições de ensino e aprendizagem nos primeiros quatro anos de escolaridade obrigatória, que correspondem ao primeiro ciclo do ensino básico. Estas reformas têm sido abrangentes e a forma como têm sido planeadas tem posto em evidência aquilo que constitui boas práticas noutros países e as lições aprendidas noutros lugares. Contudo, foram cuidadosamente adaptadas ao contexto português, para responder às prioridades e aos desafios próprios do país.»

São uns vendidos, estes tipos da OCDE. Foram de certeza todos nomeados pela Maria de Lurdes. Os comentadores portugueses é que os topam...

(Em homenagem ao JMD e ao seu COGIR.)