14.11.07

Prémio Nacional de Professores


Leio nos jornais que o Prémio Nacional de Professores foi atribuído, logo nesta primeira edição, a Arsélio de Almeida Martins, professor de matemática, de Aveiro (Escola Secundária José Estêvão). Acho a iniciativa uma boa coisa em si mesma, mas fiquei particularmente contente com o nome do primeiro laureado com o prémio.
É que interagimos na comunidade do ensino secundário em Aveiro, eu como suposto "representante dos alunos", ele como suposto "representante dos professores" (o "suposto" e as aspas vão à conta das debilidades da democracia representativa...) vai para mais de 20 anos. Nunca fui seu aluno de matemática (talvez infelizmente, talvez a minha matemática fosse melhor hoje em dia), mas lembro-me de um professor com uma característica sem a qual nada vale a pena, sem a qual nada tem qualidade: humanidade. Lembro-me do Professor Arsélio como uma pessoa de uma extraordinária humanidade e sensibilidade. Sei que há mais "professores Arsélios" neste país, mas este foi aquele que me deu a grande alegria do dia de hoje, quando li a notícia do seu prémio nos jornais. Apesar da distância, o seu prémio deu-me contentamento por um dia. O que já é tanto! Parabéns!

Ao Diário de Notícias Arsélio Martins diz coisas de imensa sabedoria, que alguns (por não perceberem nada do que é educar) devem achar banais. Perguntam-lhe "O seu método de trabalho tem algumas características especiais?" e ele responde: "O meu método de trabalho é baseado em coisas simples: ser persistente. Não esperar resultados de imediato, porque não há milagres. Tentar explorar várias formas de explicar a matéria. Não aceitar nenhuma limitação ao meu trabalho e lutar até ao fim. Tento ser agradável com as pessoas, levá-las a gostar de mim, porque é importante estabelecer uma relação de confiança. É um luxo as pessoas com quem trabalhamos gostarem de nós."

Uma nota: estava a mostrar esta notícia no DN ao meu colega de gabinete, que é um investigador holandês. Ele, olhando para o início da notícia, leu que o Prémio tinha sido atribuído a um "membro do Bloco de Esquerda" e perguntou: mas porquê escrevem isto? o que tem uma coisa a ver com a outra? Pois...

Para saber mais sobre o Prémio Nacional de Professores.
O blogue de Arsélio Martins, o lado esquerdo.