16.9.09

a mania das grandezas




Assim é "impossível ficar esclarecido" e votar. Dizem os pequenos partidos.
O MMS, pelo seu lado, optou por entregar ao Supremo Tribunal Administrativo uma providência cautelar de suspensão das legislativas.

Vejo aqui três questões.
Primeira, um enfoque excessivo no circo mediático tem efeitos perversos na percepção do que não é "grande". É um facto, que se lamenta.
Segunda, que isso faz parte da historicidade do processo. A evolução do BE nos últimos anos mostra que "a caixa não está fechada". É possível penetrar no sistema, mas com trabalho e persistência. O MMS queria o "cheguei, vi e venci" - mas isso mostra mais do seu próprio carácter do que outra coisa.
Terceira, que o gesto do MMS é mais um exemplar da crescente tendência para "remeter tudo para a justiça", quer dizer, para os tribunais. «O dirigente do Movimento Mérito e Sociedade (MMS) Raul Esteves acredita que os meios de comunicação social acorreriam em força se alguém do seu partido "se pendurasse no 4.º andar de um edifício".» Em vez disso - metem uma providência cautelar para suspender as legislativas. O que parece equivaler à tal manobra de circo. Mas a justiça serve para isso?!
Estes, a meu ver, já não precisam de explicar mais nada. Já percebemos que ser "novo" não é necessariamente ser melhor que os outros.