6.7.09

Portugueses no RoboCup 2009: novas gerações de campeões


Voltemos ao relato do que se passou em Graz, no Campeonato Mundial do Futebol dos Robots, depois de dias agitados nas fases finais de todas as competições, ocasião para passarmos o tempo a correr de um lado para o outro para conseguir (tentar) estar a par de tudo o que estava a acontecer (e era muito). Neste apontamento vamos concentrar-nos nos resultados dos portugueses - onde teremos que sublinhar a importância e o volume de bons resultados alcançados pelas equipas portuguesas, principalmente no sector Júnior (se também valorizarmos, e valorizamos, a quantidade).

Na arena principal do RoboCup, as competições para equipas do ensino superior, a equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro, campeã mundial 2008 na Liga de Robots de Tamanho Médio, talvez a liga do futebol robótico mais significativa em termos científicos e de engenharia, conquistou este ano de novo um excelente resultado: um terceiro lugar na classificação geral. E, além disso, venceu um dos dois Desafios Técnicos: aquele que consistia em reconhecer a bola em jogo sem ser por meio de uma cor pré-determinada. O novo campeão é a equipa RFC Stuttgart.


CAMBADA, 3º lugar na Liga dos Robôs Médios e vencedores do Desafio Técnico I


Entretanto, no RoboCup Júnior, onde concorrem alunos do ensino básico e secundário, é que a avalanche de prémios de topo assinala uma participação portuguesa notável. Vamos por partes, e só ao resumo, porque já assim seremos longos.

No Futebol Robótico Júnior as equipas portuguesas competiram (na versão A) quer no nível Secundário quer no nível Primário (menores de 14 anos). Temos agora dois campeões mundiais no Secundário, que são duas equipas da Escola Profissional Cenatex: Cenatex 2 é campeã mundial por equipas; Cenatex 1 é campeã mundial por super equipas, além de ter obtido também o 3º lugar por equipas. (As super equipas são equipas de equipas, normalmente de países diferentes, criadas por sorteio, para estimular o intercâmbio e a cooperação entre os participantes, contando para a classificação o desempenho de todas).


Cenatex 2 , Campeões mundiais de Futebol RobóticoJjúnior (A, Secundário) por equipas



Cenatex 1, Campeões mundiais de Futebol Robótico Júnior (A, Secundário) por super-equipas


No Futebol Robótico de nível Primário, a equipa APCS Guarda – VidroEstor ficou em segundo lugar por super equipas.



Na Busca e Salvamento Júnior, nível Secundário, a equipa APCS Guarda – Montepio ficou em terceiro lugar por equipas e ganhou o Prémio da Melhor Apresentação, enquanto a Escola Profissional de Braga conquistou o 3º lugar por super equipas. No nível Primário, a Vivinho Team, do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, é campeã mundial em super equipas (ex aequo).

APCS Guarda – Montepio, Prémio para a Melhor Apresentação em Busca e Salvamento Júnior (Secundário)


Vivinho Team, Campeões mundiais de Busca e Salvamento Júnior por super-equipas (Primário)


Na modalidade de Dança, nível Secundário, a equipa The Birth of a Dragon, da Escola Profissional Gustave Eiffel, é campeã mundial por equipas (ex aequo); a equipa Roll Bots, da Escola E.B. 2, 3/S Vieira de Araújo, é campeã mundial por super-equipas (ex aequo). No nível Primário, a Naturateam, do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo, venceu o Prémio Especial dos trajes.


The birth of a Dragon, Campeã mundial de Dança robótica (Secundário) por equipas (ex aequo)



Roll Bots, Campeã Mundial de Dança Robótica (Secundário) por super-equipas (ex aequo)

No conjunto, a participação portuguesa, se tem sido muito boa noutros anos, foi notável na edição 2009 do RoboCup.

Para o ano é em Singapura (e aí certo aspectos práticos tornam-se mais complicados).


(Nota: Iremos disponibilizando nos próximos dias, pouco a pouco, mais imagens desta edição do RoboCup, quer das equipas portuguesas, quer de outros aspectos do que lá se passou.)

Continuo a sugerir: vá pensando no significado de todos estes robots e, depois, participe na consulta orientada pela pergunta "As máquinas pensam?". Como? Votando ao cimo da página.