7.7.09

Louçã, um dos mais velhos políticos portugueses



Louçã não subscreve elogios de dirigente do BE a Manuel Pinho.


«O coordenador da comissão política do Bloco de Esquerda (BE), Francisco Louçã, demarcou-se hoje da apreciação do responsável da comissão de trabalhadores da Autoeuropa, António Chora, sobre Manuel Pinho no jantar de despedida do ex-ministro. António Chora, que integra a comissão política do BE, participou sábado à noite num jantar de despedida do ex-ministro Manuel Pinho, em Lisboa, e afirmou, segundo o "Diário de Notícias", que o ex-governante "fez muito pela indústria do país". Em declarações à Lusa, Francisco Louçã frisou que as palavras de António Chora não foram ditas "em representação do Bloco de Esquerda" e em nada significam divisões no seio da comissão política bloquista sobre a actuação de Manuel Pinho.»

Os truques dos políticos mais manhosos. Dos políticos velhos, da velha política. Que é o que Louçã é, não apenas por ser um comunista radical desde pequenino, com as manhas estranhas de uma seita ultra minoritária dentro dessa família, mas principalmente por ser hoje um tacticista da pior espécie, mostrando todos os truques retóricos da política de trazer por casa, em nome de quê? Da luta pelo poder. Não do poder dos trabalhadores. Mas do seu poder. O que se teme nestes homens não é o seu idealismo. Se ele alguma vez existiu. O que se teme nestes homens é que as nossas vidas estariam em perigo se eles algum dia tivessem o poder que realmente quereriam ter. É o que me faz rir dos que admiravam "a estatura" de Cunhal. Se ele algum dia tivesse chegado a sovietizar este país, esses admiradores ou se vergavam ou pagavam caro qualquer descaminho. Felizmente, nunca tivemos oportunidade de provar tal receita. Provaremos um dia da receita de Louçã? A crescente arrogância do homem faz crer que ele pensa que um dia chegará a sua hora. Infelizmente, muitos dos apoiantes do BE não percebem que certas máquinas de poder nunca mudam.

[O meu corrector ortográfico associado ao navegador insiste em que não é "Louçã" mas "Louça". Mas isso seria outra louça.]