11.9.07

10 livros que não mudaram a minha vida

Trata-se de mais uma corrente. Iniciada por meia-noite todo o dia e com respostas curiosas. Exegese. Hermenêutica. E não seria caso para menos: até Teologia podíamos invocar em tal caso, pois caberia saber se há um deus que guia os nossos passos ou se esses passos podem ser desviados por um livro outro que não seja a palavra de deus. Ou se não será qualquer livro a palavra de deus, ou pelo menos uma das palavras de deus.
Por exemplo, Insónia terá alguma razão quando diz que um livro citado muitas vezes nesta lista macabra alguma coisa há-de ter, se não seria simplesmente ignorado. E acrescenta com pertinência: “Na verdade, partindo da interpretação que faço do desafio lançado pelo manuel, os livros que não mudaram a nossa vida são aqueles que nos defraudaram nas expectativas sobre eles criadas.”
Entretanto, a coisa (o convite para listar) chegou-me pelo Absorto. Curiosamente, o amigo Eduardo confessa aí publicamente que “rezara a todos os santos para que me não tocasse” (este convite)... mas mesmo assim lembrou-se de mim. Bem.
Então, sem os brilhantes alfinetes teóricos que temos visto na blogosfera acerca desta magna questão de regresso às lides, fico-me, humildemente, sem comentários, pela lista.
Que é como segue:


1 – René Descartes, O erro de Damásio, Haia, Editora do Museu

2 – Ivan Denisovitch, Um dia na vida Alexander Soljenitsin, Varsóvia, Editora Reverso

3 – Karl Marx, Pour Althusser, Carnaxide, Edições Novo Progresso

4 – Foucault, O pêndulo de Eco, Torino, Editora Técnica

5 – Sigmund Freud, La mégalomanie de Israel Rosenfield, Paris, La librairie do XXème siècle

6 – Sísifo, O mito de Camus, Argel, Editora Existência

7 – Símon Bolívar, Garcia Marquez en su laberinto, Caracas, Editora Mondadori

8 – Fausto, Goethe, Bona, Editora do Ministério da Ciência

9 – Ulisses, James Joyce, Tróia, Editora Exílio Obscuro

10 – Brodie, El informe de Borges, Buenos Aires, Editora MC


Quero eu dizer: como é que eu sei agora o que me mudou a vida ou não?

Convites para continuar - a ver se conseguem voltar a dar seriedade à corrente - os mesmos de antes (com uma variação): Cogir; No Mundo; Arqueologia do Corpo ; Ciência ao Natural ; Turing Machine (nem sei o que farei se este não responder!).