22.9.12

um encontro com Manuel Cargaleiro.



No passado dia 11 de Setembro encontrámos Manuel Cargaleiro em Ravello.

Já tínhamos visto que estava bem presente na zona: em Amalfi deparámos com um grande painel seu, implantado em espaço público, com uma placa a explicar que o artista português tinha realizado aquela obra nas oficinas de cerâmica tradicional de Vietri sul Mare (ali perto, para o lado de Salerno).


Naquele dia, visitando a Villa Rufolo, em Ravello, observámos com pena que tinha lá estado uma exposição de Cargaleiro, mas que teria encerrado há poucos dias, a 8. Afinal, vendo bem, a exposição continuava acessível - e, surpresa nossa, o artista encontrava-se nesse espaço a trabalhar.



Mostrou-nos simpaticamente o trabalho que estava a terminar. Garantiu-nos, de pincel na mão, que tinha de o terminar até ao dia seguinte. E contou-nos a pequena marotice que estava a planear: num painel dedicado a famosos frequentadores de Ravello (painel encomendado) preparava-se para incluir Fernando Pessoa, apesar do literato nunca ter posto os pés em Ravello. Vamos ver se ainda um dia conseguimos ir verificar se se concretizou essa piada de artista.