12.10.09

eleições e cidadania


As eleições autárquicas de ontem trouxeram-me algumas alegrias daquelas que habitualmente se esperam neste tipo de actos. A vitória de António Costa em Lisboa é o primeiro exemplo dessa categoria (até por termos sido "blogue apoiante" dessa candidatura).
Contudo, como não tenho o hábito de me alongar em comprazimentos com vitórias eleitorais, não vou entrar em detalhes dessas contas. Provavelmente, até passaria aqui por alto estas eleições, não fora o querer aqui registar um exemplo de cidadania que acho saudável assinalar.
A foto junta (de má qualidade técnica, do que me desculpo com a circunstância de ter sido feita com telemóvel) testemunha uma das muitas mesas de voto que mobilizaram cidadãos ao serviço da democracia e do país. E, neste caso em particular, testemunha a humildade democrática de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República, que também se apresentou a dar o exemplo desse serviço público, lado a lado com anónimos como nós. Foi ontem na 4ª Secção de voto da Freguesia de São Sebastião da Pedreira, em Lisboa. Gestos que mostram a grandeza da pessoa e, do mesmo passo, engrandecem a nossa democracia. Pese embora o facto de, tendo seguido atentamente o percurso público de Jorge Sampaio, esta elevação democrática não nos surpreender, apraz-nos registá-la para ilustração da república.