5.3.09

homilia aos ortodoxos de pacotilha a propósito da hipocrisia


Um determinado blogueiro vem à caixa de comentários do meu blogue e, a propósito de um apontamento meu de tema político, acusa-me de estar entre os "rapazes" que o PS "envia" para fazerem "trabalho sujo". A caixa de comentários do meu blogue é "moderada" desde que se tornou mais do que suportável a quantidade de arruaceiros que aqui vinham exclusivamente para me insultar (insultar é insultar, no sentido mais estrito da palavra,como se pode vez por tesouros que ainda estão em linha). Isto quer dizer que a publicação de um comentário significa que eu "carreguei no botão" para ele ser publicado. Há uma troca de piropos em linha, a seguir a esse comentário tão "elegante", com várias insistências do mesmo comentador. Isto passa-se no dia 2 de Março.
No dia 4 de Março, o mesmo blogueiro publica no seu blogue um arrazoado contra mim, criticando o facto de este blogue ter moderação de comentários, sugerindo que há um qualquer vício nesse facto - mais precisamente o vício de eu me considerar "o dono da verdade". Vício esse que se declinaria ainda em outro traço do meu comportamento: insultar os que discordam de mim.
Parabéns! Mais um blogueiro que, depois de vir aqui insultar-me, e de considerar isso normal e educado, esperava que eu lhe oferecesse flores num raminho. E note-se que não é a primeira vez que isso acontece.
Eu nem devia perder tempo com estas pérolas. Mas, já que a história se repete, e se repete um padrão reconhecível, sempre acrescento o seguinte, a proveito desse e de outros que têm feito o mesmo. Há certos militantes de certas correntes de opinião que, por se julgarem iluminados, se acham no direito de vociferarem tudo e mais alguma coisa, com a fúria dos fanáticos, contra os "hereges". E desejariam que os tais hereges se curvassem à sua "arrogância revolucionária". Desenganem-se. Não prescindo de pensar, de dar a minha opinião, de criticar o que acho criticável, de louvar o que acho louvável. E não o faço segundo a agenda mediática da blogosfera. Faço-o segundo a minha própria agenda, que é apenas a agenda da liberdade pessoal e da cidadania sem complexos.
E aos que se abrigam nestas manobrazinhas a ver se disfarçam o rationale do seu comportamento, apenas digo: não me surpreendem.
By the way: quem quiser saber de quem falo, procure: não faço publicidade gratuita a certas coisas que considero de baixo nível.