29.5.08

O carro a água ou as várias faces do capital


(Foto do sítio do Teatro Nacional D. Maria II)



Ontem a ida foi ao teatro. David Mamet no Teatro Nacional D. Maria II, "The Water Engine" traduzido infelizmente por "Um Conto Americano" (porque não havia de ser "o carro a água" ou "o motor a água"?), a contar como o capitalismo é mauzinho para as pessoas espertas mas isoladas: o homem, que se faz passar por engenheiro sem o ser (será por isto que escolheram a peça?!?!) inventa um motor que funciona a água que o poderia tornar rico - mas acaba desgraçado pelos maus que lhe querem roubar a ideia em vez de o ajudarem honestamente a introduzir a patente. À mistura havia de vir a crise americana dos anos 1930. E tudo junto é apresentado como um grande produção.
Desilusão. A "grande produção" equivale a muitos meios não se sabe bem (a maior parte das vezes) para quê, muitos faits divers perdidos no meio daquilo tudo - e, a maior parte do tempo, representação insuficiente para o que está em causa. Sensação geral mais próxima do espectáculo de variedades do que do teatro. Enfim, não me deu o sono, o que já não é mau.

Entretanto, se o ponto a ilustrar era (também) como o sistema capitalista afinal não é tão fair como o pintam - e não é -, posso sugerir outra coisa mais fácil de consumir, mais realista e mais verdadeira a ilustrar o ponto.

O filme TUCKER, The Man and his Dream, de Francis Ford Coppola, 1988, conta a história verdadeira de Preston Tucker, um americano que acreditava na livre iniciativa e que tentou colocar no mercado um automóvel inovador logo a seguir à Segunda Guerra Mundial. E o filme também conta como uma aliança entre os grandes fabricantes de automóveis e certos departamentos governamentais conseguiu impedir Tucker de colocar o seu automóvel maravilha à venda. Para aqueles que pensam que o mercado nasceu livre e se mantém naturalmente livre, para aqueles que gostam de ser distraídos de todo o envolvimento institucional que é necessário ao funcionamento do mercado, vale a pena ver este filme. Há um sítio dedicado a esta história: The Tucker Automobile Club of America.