24.7.08

hipocrisia


José Eduardo Moniz: Futebol na RTP é "golpe importante" nas televisões privadas.


«Eduardo Moniz termina as suas declarações com uma forte crítica ao Governo: "O Estado bem pode gastar dinheiro no futebol. Nós até nem temos problemas na saúde, na segurança social, no fecho de empresas, no desemprego. Que tristeza..."» Supostamente, a RTP gastou dinheiro neste movimento. Comprou qualquer coisa, terá de pagar. Claro. Mas a TVI queria comprar porquê? A TVI queria a toda a força desbaratar o seu dinheiro comprando transmissões de futebol? Ou será, antes, que a TVI queria ganhar o dinheiro que a RTP assim vai ganhar?

«José Eduardo Moniz acusa o Governo de conviver "mal com a comunicação social e com a liberdade que a sua actividade implica"». Porque a SPORT TV vendeu direitos de transmissão à RTP e não à TVI? Mas se antes os vendera à TVI, em outros anos... Os líderes das empresas privadas abusam na nossa paciência quando fingem estar a falar de política e dos interesses gerais quando na verdade estão apenas a falar de negócios e do que querem ganhar a mais do que já ganham. Infelizmente muitos privados querem parasitar o Estado na forma do costume: o Estado que faça o que só dá despesa enquanto os privados fazem o que só dá lucro - e enquanto os mesmos privados berram que querem concorrência. Hipócritas.

23.7.08

a quem incomoda


Sócrates garantiu hoje que o PCP e o Bloco de Esquerda terão todo o tempo de debate necessário sobre o Código de Trabalho, assegurando que o PS quer debater o diploma para travar a discussão contra os "embustes" da esquerda sectária.


Só posso aplaudir. Este governo só tem sido prejudicado quando não há tempo suficiente e oportunidades bastantes para discutir aprofundadamente as matérias em cima da mesa. A oposição tem jogado principalmente na manipulação de ideias feitas e de chavões. (Alegre nem isso: limita-se a repetir banalidades sem qualquer conteúdo que só parecem sérias por causa da sua voz grave e das suas inflexões misteriosas.) É preciso debater, claro. Sempre, mais e melhor. E é engraçado ver a quem isso incomoda. Vou respondendo: aos que, em substância, distorcem as coisas para melhor alisarem o seu fato. Mas nem sempre o que se faz ao fato se pode fazer aos factos. (Esperamos pelo acordo ortográfico.)

pequeno comércio

Chávez na mão


Sócrates reúne-se hoje com Chávez pela terceira vez em menos de oito meses.


Só três vezes? Isso é muito menos do que os erros graves de português exibidos pelo jornal Público na sua primeira página no mesmo lapso de tempo.

Post Scriptum: Os ricos podem ser amigos de todos, desde que haja conveniência, e os pobres só podem ser amigos dos que nada têm, não é verdade? Pelo menos em política internacional é assim que costumam pensar os "grandes". E os jornais que pensam como eles.

provérbio africano

08:50

O meu amigo José Manuel Dias publicou no COGIR o seguinte provérbio africano:

Em África, todas as manhãs, uma gazela acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que o leão, ser mais veloz ou será morta.
Todas as manhãs, um leão acorda.
Sabe que tem de correr mais depressa que a gazela mais lenta, ou morrerá de fome.
Não interessa se és um leão ou uma gazela. Quando o sol se levantar será bom que corras.


Digo eu: felizmente, em sociedades civilizadas, os humanos fizeram alguma coisa para que a nossa vida não se limite ao jogo dos predadores e das presas. Apesar dos liberalismos económicos, mesmo à vista dos seus manifestos fracassos, fazerem tudo para nos devolver ao estatuto do leão e da gazela.

a estratégia europeia...

22.7.08

grandezas e misérias


Capturado Radovan Karadzic, antigo líder sérvio da Bósnia.


Karadzic vai ser transferido para Haia.



Vai demorar tempo até que a justiça deixe de se virar só contra os perdedores. Mas, entretanto, é bom que alguns criminosos deixem de merecer as honras do mundo. Entretanto, apesar da crise, a União Europeia ainda motiva vários países a darem sinais de boa vontade como inscrição para uma eventual adesão.
Assim vão as grandezas e misérias deste mundo.

Aveiro - futebol - robots - campeões do mundo



O RoboCup, Campeonato Mundial de Futebol Robótico, decorreu este ano em Suzhou, na China. O RoboCup organiza-se em diferentes Ligas. Uma das ligas mais importantes da modalidade principal, a Liga de Robots de Tamanho Médio, tem agora um novo campeão do mundo: a equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro. Ver notícia aqui no sítio da UA.

A ciência e a tecnologia feitas pelos portugueses estão uma vez mais de parabéns! Sem que faltem os específicos parabéns à CAMBADA, é claro!

Se alguém pensa que "futebol robótico" é uma brincadeira, sugiro esta leitura para uma introdução ligeira ao significado dessa linha de investigação. E divirtam-se!

exemplo...


... disse ela.